Nesse guia apresentamos um conteúdo com 8 dicas para o custo da obra que você está planejando caber no seu bolso.
01 Escolha do profissional
Aposte em um profissional com experiência no mercado e que saiba cortar gastos
02 Divida o projeto em fases.
Fazer isso ajuda muito na organização e evita imprevistos.
03 Faça um checklist da obra
04 Pesquise bem
Antes de iniciar sua reforma faça uma pesquisa de tudo, valores, fornecedores, lojas de móveis, lojas de iluminação, tintas, revestimentos entre outros. Você vai se surpreender com as diferenças de valores.
Pegue fotos como inspirações para fazer seu projeto.
05 Cuidado
Ás vezes pensammos tanto em economizar fazendo obra que acabamos pagando mais caro na reforma, a famosa frase"barato que sai caro".
Tentamos cortar alguns gastos que, muitas vezes, acabam dando mais trabalho e levando mais tempo na obra.
06 Não faça nada sem autorização
para fazer uma obra é preciso pedir autorização aos órgãos responsáveis de sua cidade. Para evitar multas e transtornos indesejáveis, lembre-se sempre pedir orientações do engenheiro ou empresa contratada para isso.
07 Tenha controle dos gastos
Para que você não tenha dor de cabeça na sua obra e custos além do que foi estipulado, é preciso também fazer um controle dos gastos. É comum ouvir dizer que geralmente a obra sai mais cara do que o planejafo, mas se tudo for feito conforme orçamento não terá gastos a mais.
08 Mantenha o projeto inicial
Não altere o projeto durante a obra, isso só trará mais trabalho e aumentará os custos, além de atrasar toda a obra. Estes é um erro muito comum. Por isso a importância de fazer um planejamento antes de iniciar a reforma para imprevistos não acontecerem.